Quebec: um grande número de candidatos à imigração é convidado pela província

Quebec emitiu 365 convites às pessoas que registraram seu interesse no portal Arrima

Por Sabrina Bomfim

No final do mês de setembro, a província de Quebec emitiu 365 convites aos candidatos que depositaram uma declaração de interesse para imigrar na província francófona. Foi o maior número de convites emitidos de uma só vez no ano de 2020 àqueles que cadastraram seu perfil no portal Arrima. 

Todas essas pessoas deverão, nos 90 dias posteriores ao convite, fazer uma aplicação definitiva no contexto do Programa regular de trabalhadores qualificados do Quebec (PRTQ – Programme régulier des travailleurs qualifiés du Québec), a fim de receber seu Certificado de seleção do Quebec (CSQ – Certificat de Sélection du Québec).

O Certificado de seleção do Québec é um documento, emitido pelo ministério da Imigração, da Francisação e da Integração (MIFI – Ministère de l’Immigration, de la Francisation et de l’Intégration du Québec) que confirma que um candidato pode imigrar na província. Aqueles que recebem esse tão desejado documento podem, a seguir, fazer uma demanda junto ao governo federal do Canadá para obter o status de residente permanente

Em resumo, quem deseja obter o status de residente permanente no Canadá, por meio do programa de trabalhadores qualificados do Quebec, precisa cadastrar seu perfil e apresentar uma declaração de interesse através do portal Arrima. A criação do perfil e a declaração de interesse são gratuitas e acessíveis online a todos maiores de 18 anos. O perfil ficará válido por um ano, podendo ser atualizado ao longo desse tempo e, uma vez que o candidato atenda aos critérios estabelecidos pelo ministério (escolaridade, experiência profissional, proficiência do francês, entre outros), poderá receber um convite da província para solicitar seu CSQ. 

Feita a aplicação, com as devidas comprovações documentais, o candidato deverá aguardar a confirmação de sua seleção e o recebimento do CSQ. Com o CSQ em mãos, poderá enfim demandar junto ao governo federal seu visto de residente permanente do Canadá e arrumar as malas! O CSQ pode ser emitido também para aplicantes de outras categorias, como do Programa de experiência do Québec (PEQ – Programme de l’expérience québécoise), destinado a pessoas que tiveram uma experiência de estudo ou trabalho na província, atendendo a requisitos específicos também regulados pelo MIFI.

É importante destacar que todos os programas possuem suas próprias etapas e critérios de avaliação e deverão ser atendidos pelo candidato. Um dos mais importantes (se não o mais importante) é o domínio do francês, tendo em vista que a valorização da francofonia é um dos objetivos expressos da imigração na província. É imprescindível para o candidato conhecer o programa ao qual irá se submeter, a fim de se preparar e obter sucesso em cada uma das etapas. O CLIC – Centro Linguístico Intercultural Canadense prepara pessoas que desejam imigrar no Québec há quase 20 anos. Nosso curso de francês é especialmente concebido para, concomitante ao ensino do idioma, promover os primeiros contatos com a cultura franco-canadense. Além disso, oferecemos assessoria ao longo dos processos de nossos alunos, com o auxílio de consultores de imigração parceiros e da experiência acumulada ao longo de nossa trajetória. Se você deseja viver no Canadá, o Quebec tem portas abertas e o CLIC lhe ajuda a realizar seu sonho!

 

Estamos com matrículas abertas para nosso curso online. Confira todos os detalhes:

http://cliccanada.com.br/curso_online/

 

Fonte: 

https://www.immigration-quebec.gouv.qc.ca/fr/informations/arrima/index.html

https://www.cicnews.com/2020/10/quebec-un-grand-nombre-de-personnes-candidates-a-limmigration-invitees-1015958.html#gs.i3j2ih 

 

Posts relacionados

TCF pour le Quebec – Um...

Estamos a menos de um mês da próxima sessão do TCF pour le Quebec (Teste de...

Novas Turmas – Curso...

Sabia que o francês é um dos idiomas oficiais do Canadá? Saiba como ele pode te ajudar...

Curso Intensivo de Francês...

Nosso Curso Intensivo de Francês é voltado para quem quer se dedicar a aprender mais...

Deixe uma resposta