Você conhece? – “All Hallow’s Eve” – Véspera de todos os santos

Salut!

Hoje iremos desmistificar uma das datas mais festejadas em alguns países e que no Brasil está começando a ganhar cada dia mais força.

31 de Outubro, para muitos o “Dia das Bruxas”, para tantos outros o Halloween e, para poucos, o dia do Saci-Pererê.

É isso mesmo, no dia 31 de Outubro são festejados o famoso Halloween, mas também o dia do Saci-Pererê (um dos principais personagens do nosso folclore).

Mas vamos falar um pouquinho da festa : de onde surgiu essa data, o real motivo dela existir e como se propagou por todo mundo!

ONDE SURGIU O HALLOWEEN?

O termo “halloween” vem da junção de três palavras (como vocês podem ter percebido no título do texto) “All Hallow’s Eve”, que significa “véspera de todos os santos”. Estudiosos citam que esse festejo se iniciou lá pelo século VIII, porém esses dados podem sofrer alterações a qualquer instante, tendo em vista que os festejos se iniciaram em meio ao povo Celta, no norte da europa.

Isso mesmo, não é um festejo norte-americano, ao contrário do que muitos pensam!

E PORQUE OS CELTAS CRIARAM ESSE DIA?

O povo Celta possuía um festejo no dia 31 de Outubro chamado de dia de Samhain. Essa data representava o fim do verão e o início do período de colheita no calendário deles. Eles também acreditavam que esse era o momento onde os mortos e os vivos se cruzariam neste nosso plano e, por isso, para celebrar os mortos e guiá-los até a sua passagem, seus parentes acendiam fogueiras imensas com o intuio de guiá-los ao outro lado da vida. Mas, com as portas abertas através das grandes chamas, eles também acreditavam que os espíritos dos mortos poderiam retornar para fazer maldades com as pessoas que aqui estavam. Por isso, para impedir que sofressem algum tipo de maldade, os vivos se caracterizavam como mortos para passarem despercebidos entre os espíritos que pudessem voltar para assombrá-los.

MAS COMO O HALLOWEEN ATRAVESSOU O OCEANO?

Um pouquinho mais de história para vocês. Durante o século XIX, o povo nórdico (irlandeses, escoceses, galeses), cruzou o oceano em busca de condições melhores de vida. Na Irlanda, por exemplo, em 1840, houve um período chamado de A Grande Fome e por conta de períodos como esse, milhões de nórdicos (celtas) escolheram imigrar para a América do Norte trazendo consigo todas as suas tradições.

Uma das principais tradições trazida foi a lenda do Jack O’Latern ou a lenda “la citrouille-lanterne” (em francês). Essa é uma lenda irlandesa que diz que um homem conhecido como “Jack Miserável” havia enganado o diabo e feito alguns acordos com ele ao longo da sua vida, um deles seria que o diabo não o aceitaria no inferno após a sua morte.

Quando isso aconteceu, Deus não o aceitara no céu e o diabo não o aceitou no inferno conforme havia prometido, porém o liberou para vagar nas noites escuras, entregou a ele um carvão em brasa e um nabo, desde então Jack circula livremente pelas noites com um nabo em chamas. Dai surgiu o nome Jack O’Lantern.

Após a chegada dos nórdicos aos países que compõe a América do Norte, eles notaram que as abóboras (fruta nativa da região) era muito mais abundante que o nabo, com isso, substituiram um pelo o outro e, desde então, Jack O’Lantern carrega consigo uma abóbora em chamas!

PORQUE O DIA DO SACI PERERÊ?

Se formos comparar a idade do Saci Pererê com o Jack O’Latern, provavelmente o Saci estaria na 8ª ou 9ª geração da família, tendo em vista que são 11 séculos de distância de ambas as lendas.

O dia do Saci Pererê foi instiuido para difundir um pouco mais, no Brasil, o folclore nacional.

Para a Comissão de Educação e Cultura existia um forte apelo comercial em cima do Halloween, porém um apelo criado pela cultura norte-americana. A partir dai, aproveitou-se a data para tentarmos difundir um pouco mais sobre o folclore e a cultura nacional para as nossas crianças e jovens.

Infelizmente para a cultura brasileira, o dia do Saci não é tão lembrado como deveria. Mas não por conta do Halloween, mas sim porque a grande maioria da população entende que o dia do folclore (22 de Agosto) é a data onde mais se fala sobre todas as lendas nacionais.

O CLIC E O HALLOWEEN

Já virou tradição no CLIC a comemoração do Halloween. Nos dias de aulas próximos ao dia 31 de Outubro a escola se enfeita toda. As aulas são tomadas por diversos personagens. Os professores se caracterizam também. Até mesmo os funcionários entram no clima da data!

As aulas são temáticas e diversas brincadeiras são feitas ao longo desse período. E no fim, uma grande confraternização com todos os alunos do dia.

O intuito é já garantir ao aluno, um pouquinho do ar e da cultura do Québec ainda aqui no Brasil! E a resposta é sempre muito positiva!

Vejam as fotos do nosso Halloween nas nossas redes sociais.

Esperamos todos vocês nos nossos próximos eventos!
À bientôt!