Sobre o Clic

O CLIC – Centro Linguístico Intercultural Canadense – está há mais de 15 anos em Salvador, Bahia. A escola oferece cursos de francês e consultoria de imigração para o Quebec, província francesa do Canadá, onde estão muitas oportunidades de emprego e estudo. Durante todo esse tempo, o CLIC já ajudou mais de 200 brasileiros no processo de imigração.

Pensando nos desafios da língua e na imersão em uma nova cultura, a diretora e professora, Lise Robert, criou um método próprio de ensino, afastando qualquer metodologia “engessada” em sala de aula. Com brincadeiras, jogos, aulas temáticas, conversação, reforço do idioma, ela percebeu o retorno positivo no desenvolvimento dos alunos.

Para contribuir com o crescimento intelectual e emocional de quem quer imigrar, o CLIC proporciona consultoria de imigração – que parte da contagem de pontos profissionais e pessoais adquiridos no Brasil -, até a consagração do certificado de proficiência na língua francesa. Além disso, os alunos têm contato com professores nativos, que vem ao Brasil, exclusivamente, contratados pelo CLIC, para ensinar francês e apresentar a cultura quebequense.

História

A história do CLIC começa quando Lise Robert troca a capital do Canadá, Ottawa, pela capital baiana, no Brasil. Casada com um baiano, Lise sempre procurou   aperfeiçoar o português em casa com o marido, Nilton Gonçalves de Araújo – que veio a se tornar sócio da unidade de ensino posteriormente-, além de caminhar pelas ruas de Salvador com um dicionário debaixo do braço para conseguir entender palavras e expressões do dia a dia. No início, Lise buscava ajudar o marido na empresa de eletroeletrônicos, no centro da cidade, mas o espírito altruísta falou mais alto e, em uma pequena sala vazia do estabelecimento, começou a ensinar inglês para quem tinha dificuldade com a língua.

Com o passar do tempo, a procura pelas aulas de inglês foi crescendo e o espaço ficou pequeno. Foi então que nasceu o CLIC – Centro Linguístico Intercultural Canadense, no bairro da Barra, em Salvador, onde está situada a escola atualmente.

Por que francês?

Em uma palestra sobre projetos de vida no Quebec, Lise Robert conheceu um agente de imigração que a propôs abrir um curso de francês para ajudar brasileiros com o sonho de morar fora do país. Diante da carência do curso de francês no Brasil e da grande procura pela imigração para o Quebec o CLIC reestruturou todo o seu conteúdo para o francês.

A Escola

O CLIC possui, atualmente, 3 salas de aula, uma área de convivência com micro-ondas, café, mesa e cadeiras, acervo de livros e filmes canadenses. Todas as salas são organizadas de forma que os alunos não se sintam em uma escola tradicional, em fileiras. As cadeiras estão dispostas em meia lua, proporcionando uma interação maior com o professor e colegas.

Fale conosco

Title

Rua Marquês de Caravelas, 328 – Barra Salvador – Bahia
CEP 40.140-240

Title

clic.canada

Parceiros