NOVIDADES NO PEQ – Fique atento

Novas regulamentações para o PEQ – Programa de Experiência Quebequense entram em vigor a partir de amanhã, 1º de novembro de 2019. As mudanças foram publicadas ontem, 30 de outubro e fazem parte do conjunto de ações que têm alterado a política de imigração no Québec. Dentre os principais objetivos estão: responder às necessidades do mercado de trabalho de maneira mais eficiente e facilitar a plena participação das pessoas imigrantes, em francês, na sociedade quebequense¹.

O que é o PEQ?

O PEQ é um programa de imigração específico do Québec, destinado àqueles que tiveram uma experiência de estudo ou trabalho na província. Para ser elegível, é preciso que essa experiência atenda a certos critérios estabelecidos pelo Ministério de Imigração.

O que mudou?

No PEQ – Estudo

Novos tipos de diplomas e atestados passam a ser aceitos. Todos eles enumerados abaixo:

  1. Bacharelado;
  2. Mestrado;
  3. Doutorado;
  4. Diploma de estudos colegiais (DEC) técnicos;
  5. Diploma de estudos profissionais (DEP), sozinho ou seguido por atestado de especialização profissional (ASP), integrando ao menos 900 horas de estudo; *
  6. Atestado de especialização profissional, com ao menos 900 horas; *
  7. Atestado de estudos colegiais, com ao menos 900 horas. *

* Os itens 5, 6 e 7 são novidades do programa. Anteriormente às mudanças, o DEP sozinho ou acompanhado de ASP deveria integrar ao menos 1800 horas.

Os requisitos:

  • Os atestados ou diplomas elegíveis devem possuir ao menos 900 horas em tempo integral;
  • Para as formações que possuírem entre 900 horas e 1800 horas, o candidato deverá obter uma experiência de trabalho de ao menos 6 meses em tempo integral (ao menos 30 horas por semana), na área de formação.
  • Se o atestado ou diploma integra mais de 1800 horas, ao menos durante metade da duração do programa, a formação deve ocorrer no Québec;

IMPORTANTÍSSIMO!

Talvez a novidade mais comentada dentre todas tenha sido a publicação de uma lista dos domínios de formação elegíveis ao PEQ – Estudo. Apenas os programas de estudo que integram essa lista serão elegíveis! Com o objetivo de atender às demandas do mercado de trabalho.

Você pode acessá-la no link abaixo:

http://www.immigration-quebec.gouv.qc.ca/publications/fr/peq/LIS-domaines-formation-peq-etudiants.pdf

A principal desvantagem é para aqueles que já se encontram na província cursando programas de estudo que não se encontram na lista.

A vantagem é que a lista pode guiar a escolha de cursos de novos candidatos! Pois uma grande preocupação dos futuros imigrantes que vão estudar no Québec é a chance de empregabilidade após os estudos. Escolhendo um programa de estudos em uma área demandada fica muito mais fácil, não é mesmo?

No PEQ – Trabalho

Também para o PEQ trabalho, uma lista de profissões elegíveis foi publicada:

Você pode acessá-la no link abaixo:

http://www.immigration-quebec.gouv.qc.ca/publications/fr/peq/LIS-emplois-peq-travailleurs.pdf

Além disso, o tempo de experiência profissional foi modificado para algumas profissões, sendo mantidos 12 meses de experiência para as profissões de nível 0, A e B e ampliados para 18 meses de experiência nas profissões de nível C e D, conforme a Classificação Nacional de Profissões. Para as profissões regulamentadas, é preciso ter respeitado as condições da oferta de trabalho e como também os requisitos de acesso à profissão, enumerados na já citada classificação, acessível no link abaixo:

https://www.canada.ca/fr/immigration-refugies-citoyennete/services/immigrer-canada/entree-express/admissibilite/trouver-classification-nationale-professions.html

 

MUDANÇAS PEQ – ESTUDO E PEQ – TRABALHO (A partir de 1º de janeiro de 2020)

Outras mudanças significativas no programa se situam sobre a comprovação do nível de francês e a comprovação de aprendizagem dos valores democráticos e dos valores quebequenses expressos pela Carta dos direitos e liberdades da pessoa humana, disponível no link abaixo:

http://legisquebec.gouv.qc.ca/fr/ShowDoc/cs/C-12

COMPROVAÇÃO DO NÍVEL DE FRANCÊS

A comprovação do nível de francês intermediário avançado torna-se obrigatória não apenas para o candidato, como para seu cônjuge ou companheiro em união estável. Serão aceitos como comprovação:

  • Resultado de teste padronizado (como o TCF e o TEF);
  • Satisfação das exigências linguísticas de uma ordem profissional (profissões regulamentadas);
  • Obtenção de ao menos três anos de estudos secundários ou pós-secundários efetuados integralmente em francês.

APRENDIZAGEM DOS VALORES DEMOCRÁTICOS E DOS VALORES QUEBEQUENSES

A fim de favorecer a integração cultural das pessoas imigrantes na sociedade quebequense, uma comprovação de aprendizagem dos valores democráticos e dos valores quebequenses expressos pela Carta dos direitos e liberdades da pessoa humana passará a ser exigida como condição de seleção, a partir do dia 1º de janeiro de 2020. Sendo aplicável ao requerente, ao cônjuge ou companheiro de 16 anos ou mais e a filhos e dependentes de 18 anos ou mais, a menos que uma condição médica impeça a comprovação.

O imigrante e seus familiares descritos acima deverão :

  • Obter nota mínima (75%) na avaliação disponibilizada online pelo governo do Québec;²
  • Certificado de participação em todos os 8 módulos (24 horas) do curso presencial “Objectif Intégration” oferecido pelo governo do Québec.³

Fica claro que, para além da questão econômica, o fortalecimento dos valores quebequenses permeia as recentes decisões do Ministério. O ingresso no mercado de trabalho e o estabelecimento pleno do imigrante passa por uma Integração Cultural efetiva. Nós do CLIC oferecemos cursos que visam muito mais do que o ensino do francês, mas proporcionar aos nossos alunos conhecer o Québec ainda aqui em Salvador. O que certamente contribui para que eles cheguem lá muito mais preparados, tornando essa mudança de vida muito mais tranquila e segura!

 

Consulte nossas fontes:

  1. Publicação no site oficial do governo do Québec:

http://www.immigration-quebec.gouv.qc.ca/fr/informations/actualites/actualites-2019/nouveautes.html

  1. Publicação na Gazeta Oficial do Quebec – Leis e Regras (Parte 2, n. 44, 30 octobre)

http://www2.publicationsduquebec.gouv.qc.ca/dynamicSearch/telecharge.php?type=13&file=1944-F.PDF

  1. Mais informações sobre a formação oferecida pelo governo do Québec

https://www.immigration-quebec.gouv.qc.ca/fr/region/sessions-information/objectif-integration.html

 

Outros links para consultar:

  1. Coletiva de imprensa de M. Simon Jolin-Barrette, ministro da Imigração, Francisação e Integração

http://www.assnat.qc.ca/fr/video-audio/archives-parlementaires/activites-presse/AudioVideo-82929.html

  1. Exemplos de questões do teste de valores:

https://www.cbc.ca/news/canada/montreal/quebec-legault-values-test-sample-1.5340965

  1. Carta de direitos e liberdades da pessoa humana

http://legisquebec.gouv.qc.ca/fr/ShowDoc/cs/C-12