#CLICNews: Francês x Imigração Quebec – Qual o nível de importância?

A imigração para o Quebec (Canadá) parece estar cada vez mais nas notícias. Mas muitos ainda se perguntam qual o grau de importância de se aprender o francês e não o inglês quando se trata da imigração para o Quebec.
O CLIC irá hoje tentar responder usando a história.
No Quebec, todos os imigrantes devem ser submetidos aos estudos em francês, isso é lei, e está escrito na lei 101 de 1977, introduzida pela Camille Laurin.
Isso pelo simples fato de que o Quebec é uma província onde o Francês é o idioma oficial.

O Quebec, quando descoberto em 1603, era chamado de Nouvelle France ou, a Nova França, e pertencia a realeza francesa. O idioma oficial, a arquitetura e muitos outros ingredientes da cultura quebequense foram herdados desse período, ainda que, durante uma grande parte da sua história, a província tenha sido administrada pela realeza britânica.
Após a “Revolution Tranquille” entre as décadas de 60 e 70, os quebequenses conseguiram introduzir algumas novas leis na província e, uma delas, é de que todos os imigrantes deveriam estar inscritos em estudos da língua francesa e/ou comprovarem a sua proficiência no idioma.

Ir ao Quebec a passeio e tentar falar em francês com o seu povo é muito mais do que praticar o idioma oficial, para eles é algo com muito mais valia, demonstra respeito a sua história e as suas conquistas.
Se o intuito passa a ser o de residir e contribuir com a vida cultural, política e econômica da região, falar francês passa a ser uma obrigação.

E eu pergunto a vocês, porque não ir ao Quebec como imigrante sabendo se comunicar? Totalmente preparado para o mercado de trabalho?

Nós, do CLIC, nos sentimos na obrigação não apenas de formá-los no idioma, mas sim de orientá-los de maneira que facilite o entendimento de cada um de vocês no que diz respeito à cultura, à política, à sociedade e à economia.

Nosso intuito é prepará-los para a sua nova vida e fazer com que a sua adaptação à nova cultura não seja tão agressiva. Tendo a consciência de que saber como tudo funciona no Quebec fará você se adaptar com muito mais facilidade.

Venha estudar conosco. Venha conhecer mais sobre o Quebec e os seus encantos com nossos professores.

O CLIC te espera para podermos embarcar para o Canadá e vivermos os seus sonhos juntos!

Posts relacionados

TCF pour le Quebec – Um...

Estamos a menos de um mês da próxima sessão do TCF pour le Quebec (Teste de...

Novas Turmas – Curso...

Sabia que o francês é um dos idiomas oficiais do Canadá? Saiba como ele pode te ajudar...

Curso Intensivo de Francês...

Nosso Curso Intensivo de Francês é voltado para quem quer se dedicar a aprender mais...

Deixe uma resposta