Curiosités Québecois: “1º de Julho – Dia do Canadá?”

Em 1867, a união entre as três províncias coloniais : Canadá, Nova Escócia e Nova Brunswick, deu origem a um único domínio dentro do império britânico chamado de Província do Canadá. Isso aconteceu no dia 01 de Julho, data que hoje é conhecida como o Dia do Canadá (“Canada Day” ou “Fête du Canada”).

O Canadá já existia antes disso, certo?

Sim, certíssimo. O Canadá já existia e ele possuia dois domínios, ele era divido entre os impérios britânico (que possuiam autonomia em grande parte do seu território) e francês (com autonomia na região hoje chamada de Québec).

Mas foi só neste ano, através do Ato Constitucional de 1867, que o Canadá passou a ter um domínio de um único império, o Britânico. Essa data é comemorada pela imprensa popular como o “dia do aniversário” do Canadá, porém ela é apenas um marco histórico em meio a tudo.
Neste dia o Canadá passou a ser reconhecido como “um reino de domínio próprio”, isso porque ele ainda pertenceria ao império Britânico, mas passaria ter controle próprio nos setores políticos e economicos.

Gradativamente, o Canadá foi se tornando mais independente do império Britânico, com a aprovação do Estatuto de Westminster em 1931 e, após, se tornar totalmente independente com a aprovação da lei de Constituição de 1982.

De acordo com essa lei, o dia 1º de Julho é o dia dedicado às comemorações do Dia do Canadá, a menos que essa data caia em um domingo, quando o dia 2 de Julho passa a ser a data da comemoração e, consequentemente, feriado.
Quando o dia 1º cai em um sábado, mesmo que os festejos aconteçam no mesmo dia, todas as empresas do Canadá consideram a segunda-feira seguinte feriado.

Existem comemorações no Québec? É feriado também?

Bom, como lá existe o “feriado nacional do Québec” (dia de São João Batista), comemorado no dia 24 de Junho, o “dia do Canadá” acabou ofuscado.
Acontece que, com todas as divergências de pensamentos por conta de todos os problemas históricos entre Inglaterra e França no domínio da Província do Canadá antes e durante o Ato de 1867, a província do Québec e o seu povo vão de encontro com a data escolhida para ser o Dia do Canadá.

Sim, é feriado no Dia do Canadá, mas para ofuscar um pouco mais, o dia 1º de Julho no Québec ficou caracterizado por ser o dia da mudança (Le jour du déménagement) – essa data normalmente é onde se iniciam os novos contratos de aluguéis na província. Essa data foi pensada e adaptada pelo membro da assembléia nacional do Québec, Jérôme Choquette, em 1973.
A mudança se deu apenas na província do Québec e o discurso utilizado para a adoção da nova data foi de que no dia 1º de Maio (data estabelecida nas outras províncias) as mudanças acabariam atrapalhando a vida escolar das crianças e adolescentes por ainda estar dentro do período letivo.

Então, é muito comum e bem evidente, perceber que, no Québec, nas comemorações do Dia do Canadá, ao invés de carros alegóricos e desfiles, é mais fácil assistir desfile de caminhões de mudança e de muitas novas pessoas na vizinhança.

À la prochaine!