CLICNews: “Mon Projet Québec e a Declaração de Interesse”

Olá!

Como vocês perceberam, nós esperamos até o último momento para anunciar as novas mudanças voltadas àqueles que buscam a imigração para o Canadá através da província do Québec.

Desde 2017 estamos tendo indícios de mudanças no sistema de envio das candidaturas. Hoje, finalmente, foi divulgada a nova lista de profissões e algumas alterações foram anunciadas oficialmente.

Para todos aqueles que procuraram a página do Mon Projet Québec e se assustaram com o desaparecimento do botão de conexão, existe uma explicação.

Os únicos que conseguem se conectar àquela velha conta do Mon Projet Québec são aqueles que já haviam conseguido submeter suas solicitações e estão aguardando respostas.

As outras contas, de todos que criaram para tentar submeter o dossiê nas datas que o governo do Québec liberava, não estão mais ativas.

Essa é a principal mudança no processo de trabalhadores permanentes qualificados. Entra em vigor a partir de agora um novo sistema chamado Arrima. Nele o candidato irá preencher um novo formulário chamado de “Déclaration d’intéret” (Declaração de Interesse – DI). Essa declaração será depositada em um banco de dados nomeado “Banque des déclarations d’intérêt” (Banco de declarações de interesse).

Como funcionará?

O preenchimento do formulário será feito online e de maneira gratuita para todos que tiverem interesse em imigrar. O que estará disponível a qualquer momento. Esse formulário terá informações pessoais do candidato e terá validade de 12 meses. Após esse período, caso o candidato não receba um convite para aplicar sua solicitação de permanência no Québec, ele terá a sua conta invalidada e, caso seja de interesse dele, poderá criar outra com mais 12 meses de validade.

Durante esses 12 meses, a conta é perfeitamente mutável, sendo possível fazer quaisquer alterações que o candidato julgue relevantes para o seu processo de seleção.
Caso o seu perfil seja selecionado e você receba o convite do Ministério da Imigração para aplicação da sua solicitação de permanência, o candidato não poderá alterar muitos itens. Serão aceitas apenas alterações em pequenas informações que possam agregar algo novo.

Caso o candidato receba o convite, ele terá um prazo de 90 dias para conclusão da solicitação e pagamento da demanda para que o seu perfil seja examinado. Para conhecer os valores que deverão ser pagos nessa etapa da solictação, clique aqui.

Na próxima etapa, o governo exigirá que o candidato envie os documentos necessários para comprovar tudo o que citou em seu formulário. Esses documentos deverão estar dentro das exigências do Ministério. Para saber quais são elas, clique aqui.

Vencida essa etapa, o Ministério enviará uma resposta sobre o seu processo, podendo ser elas:

  • Seleção de dossiê : Algumas demandas de imigração serão tratadas e aceitas sem que haja necessidade de inclusão de novos documentos ou de entrevista. Nesse caso, os candidatos receberão através dos correios o Certificado de Seleção do Québec (CSQ);
  • Intenção de recusa : Aqui o candidato poderá receber uma carta informando que ele será recusado caso em até 90 dias ele não forneça os documentos julgados necessários pelo Ministério. Se esses documentos não forem entregues durante esse período, o processo poderá ser recusado em definitivo;
  • Convocação para entrevista : Uma entrevista poderá ser solicitada pelo Ministério de Imigração. Caso ocorra, o candidato receberá um documento informando a data, o local e o horário da mesma, além de todos os documentos que ele deverá levar consigo no dia. Durante a entrevista, o conselheiro de imigração irá avaliar alguns itens citados na demanda do candidato relativos à escolaridade, experiência de trabalho e conhecimento dos idiomas. Com a entrevista terminada, o conselheiro poderá aceitar a solicitação e fornecer o CSQ no mesmo local ou informar que ele será enviado pelo correio. Ele também poderá dar uma intenção de recusa ou uma recusa, caso o candidato não consiga comprovar tudo o que lhe for exigido.

A partir da aceitação, os próximos passos a serem seguidos serão diretamente direcionados ao governo federal do Canadá para a solicitação do visto de residente permanente.

O CLIC, com vasta experiência nesse processo, te auxilia em cada etapa.

Se ficou alguma dúvida relacionada ao novo sistema de imigração, não hesite em nos procurar. Estaremos sempre a disposição de cada um de vocês.

À bientôt!