#CLICEmpregos: 10 passos para encontrar um emprego em 30 dias

Olá amigos!
Hoje vamos inaugurar a sessão sobre empregos no Quebec. Começaremos falando um pouquinho sobre o passo a passo para conseguir um trabalho por lá e, para isso, utilizaremos uma matéria que encontramos em um dos sites que mais falam sobre o mercado de trabalho no Quebec.

Apenas para completar tudo o que vocês lerão abaixo, para nós, imigrantes, necessitamos estar em dia com o idioma nativo, ele é essencial para qualquer busca de emprego! Portanto, se o Quebec for o seu destino… o CLIC é a primeira etapa!
“Viens apprendre le français avec nous!”

Boa leitura…
O texto que vocês irão ler abaixo é a tradução da matéria publicada no site Workopolis (clique no link para acessar o original).

“Encontrar um emprego rapidamente não é tão simples. Sobretudo se estivermos mal preparados e/ou se não soubermos por onde começar. Nosso guia é para te ajudar a organizar a sua pesquisa e te ajudar a conseguir o emprego dos seus sonhos em 30 dias.

A Christiane Côté, conselheira principal em gestão de carreira e desenvolvimento organizacional na empresa André Filion e Associados, comenta algumas dessas etapas.

  1. Organizar seu tempo de pesquisa
    Segundo ela, para conquistar seu objetivo em até 30 dias, você deverá organizar seu tempo de pesquisa, em média, por exemplo, 30 minutos por dia do processo. Ninguém deverá passar um dia inteiro revisando o seu CV. O melhor é se manter realista e se contentar com pequenos passos dia a dia.
  2. Saber o que nós queremos
    Nesta etapa, deveremos nos fazer algumas questões de suma importância que nos guiarão  durante o restante da nossa aventura:
    O que não te agrada no seu emprego atual? Por qual motivo você deseja mudar?
    “Este é o momento de fazer uma reflexão acerca dos seus valores, suas vontades, quais as suas necessidades para se sentir confortável. ” Segundo Christiane Côté.
    A reflexão deverá englobar questões como salário, ambiente de trabalho, condições de trabalho, etc.
  3. Pontuar cada uma das suas competências
    Segundo a senhora Christiane Côté, essa etapa é crucial. Nós deveremos nos questionar quais são as competências/qualidades que nos diferem dos outros. “O que você pode oferecer de diferencial? “. A lista de competências-chave será essencial para o próximo passo.
  4. Prepare as suas ferramentas profissionais
    O currículo profissional, o perfil do LinkedIn, uma carta de apresentação são algumas das ferramentas que você usará para conseguir vender o seu produto final: você! “Quando você ler essas ferramentas, deverá compreender onde a pessoa se destaca. “ Diz a senhora Christiane Côté. É nesse momento onde você deverá apresentar as suas conquistas mais importantes em cada cargo ocupado.
  5. Desenvolver uma estratégia de pesquisa
    Uma vez que as suas ferramentas estejam bem preparadas, as etapas anteriores deverão ser usadas para iniciar a sua estratégia de pesquisa. Com base em tudo o que fizemos, é o momento de identificar nossos objetivos e limitar a pesquisa para alcançarmos exatamente o ponto que definimos como foco. Empresas de pequeno, médio ou grande porte? Setor público ou privado?
  6. Se mantenha visível na Internet
    Se isso ainda não tiver sido feito, crie um perfil profissional no LinkedIn, a maior rede profissional do mundo. Empregadores, headhunters e diversos profissionais da área de recursos humanos o consultam diariamente. Essa ferramenta de visibilidade e de criação de rede profissional de contatos é essencial.
  7. Utilizando recursos e a sua rede
    Os centros locais e os clubes de pesquisa de empregos são muitas vezes subestimados. No entanto, existem recursos que são utilizados para o acompanhar na sua pesquisa de trabalho. A mesma coisa para a sua rede de contatos. Discretamente, busque por pessoas que trabalham na sua área de pesquisa, rastreie pessoas que já trabalham na empresa em que você deseja trabalhar, tente entrar em contato com superiores que trabalham nela. “Uma porcentagem significativa de oportunidades não é publicada, portanto você precisa ser minucioso. ” Nos lembra a senhora Christina Côté.
  8. Se prepare para a sua entrevista
    Para melhor se preparar, faça as suas pesquisas adequadamente: Sobre a empresa, seus projetos chaves e a pessoa que irá te encontrar. Muitos empregadores gostam também quando você fizer perguntas ao fim das entrevistas, elas irão mostrar o seu real interesse sobre a vaga a qual está almejando e a sua seriedade.
  9. Acompanhamento
    Uma vez que a entrevista tenha terminado, você será informado que você deverá ter um retorno “em breve”. Essa falta de resposta, ou o atraso da mesma, não deverá te impedir de mostrar interesse novamente. Acompanhe a pessoa que você conheceu, isso significará, para ela, que você gostou da reunião e que está ansioso por uma resposta.
  10. Mantenha-se ativo!
    Como disse a senhora Christiane Côté, essas etapas nem sempre poderão lhe render frutos rapidamente, ou num início. Ao procurar um emprego “você precisa ficar ativo e saber não colocar toda a sua energia em uma única opção”, pois o tempo certamente irá recompensar seus esforços!”

Posts relacionados

#CLICNews: “Quanto nós...

O CLIC News foi buscar novas informações sobre empregos e salários para vocês. Leiam...

#CLICNews: “Processo...

A notícia que saiu no site do Radio Canada mostra que os empregadores quebequenses...

#CLICEmpregos: Onde pesquisar...

Bonjour!!! Estamos de volta para trazer uma dica para todos aqueles que ainda têm...

Deixe uma resposta